World Editor - Primeiros Passos
O World Editor é a ferramenta utilizada para criação e edição de mapas para WarCraft III. Ela permite criar terrenos, personagens, itens, magias, eventos, entre outras coisas...
A interface dessa ferramenta é bem convidativa, pois torna fácil a manipulação de todas as suas extensões para criação e edição dos itens citados mais acima.
As extensões do World Editor são:
Você pode começar por baixar o JNGP (Jass New Generation Pack), que é uma versão não oficial do World Editor, que possui a mesma interface, só que com algumas melhorias adicionais.Terrain Editor - Criação e manipulação do terreno;
Trigger Editor - Criação e edição de eventos do jogo;
Object Editor - Criação e edição de unidades (personagens), items, detalhes (doodads), habilidades (magias), upgrades e mais;
Sound Editor - Manipulação dos sons do jogo;
Campaign Editor - Criação e edição de campanhas com vários mapas;
AI Editor - Manipulação da inteligência artificial de mapas Melee (modo padrão de jogo);
Object Manager - Visualização dos objetos postos no mapa;
Import Manager - Permite importar arquivos de diversos tipos para serem utilizados nas diversas áreas do mapa;
Clique aqui para ir a página do JNGP no DotCastle BR™. Além do download, acompanha um vídeo-tutorial mostrando como configurar o mesmo.
- Criando um Novo Mapa:
Passo #1: Criando um Novo Mapa- Para criar um novo mapa basta clicar no ícone mostrado na imagem abaixo.- A seguinte janela será exibida:- Aqui você pode escolher o tamanho do mapa:(width = largura, height = altura)
- Pode também escolher o tileset que será utilizado:(Tileset é o conjunto de tipos de solo que serão utilizados em seu terreno.)
- O Tile inicial do terreno:(Tile é o tipo de solo de um terreno.)
- A altura inicial do terreno:
- O nível inicial do terreno:
- E pode escolher também se quer que seu solo seja irregular:- Modelação do Terreno:
Passo 2#: Ferramentas de Modelação do Terreno
- Uma coisa comum que incomoda muitos usuários do World Editor é a grade:
- Para remove-la ou adicionar mais basta pressionar a tecla 'G'.
- Parra chegar a ferramenta de edição do terreno, basta pressionar a tecla 'T'. A seguinte janela será exibida:
- É nessa janela que estão todas as ferramentas necessárias para modelar um bom terreno.
- A primeira parte dessa ferramenta é 'Apply Texture'. Que serve para alterar o tile, mudando o tipo de solo dos lugares que você desejar.
- Podemos combinar a ferramenta de textura com a ferramenta 'Apply Cliff', que serve para criar elevações e depressões. Com 'Apply Cliff' também podemos criar lagos rasos (pode-se caminhar) e fundos (não se pode caminhar).
- A próxima ferramenta serve para uma modelagem mais detalhada, pois permite uma melhor customização de seus ambientes. Estamos falando da ferramenta 'Apply Height'.
- Pra finalizar a apresentação das ferramentas de modelação de terreno, temos o controle de tamanho e formato da seleção.=
- Essa ferramenta pode ser combinada a todas as outras, para melhorar e agilizar o processo de criação de montanhas, lagos, florestas, etc...
CONTINUA...